A Ciência Material vigente na Terra, por ser incompleta, é, em grande parte, a responsável pelo estado caótico da humanidade a vivenciar guerras, mau uso dos bens da Terra, injustiças e maldades sem conta.
Falta à Ciência Material sua contraparte, a Transcendental, que ultrapassa as barreiras da matéria, buscando conhecimentos em outros níveis e além dos nossos cinco sentidos. São conhecimentos relacionados à Vida.
É importante observar que a dualidade é uma realidade que estabelece equilíbrio. Ela está em tudo: Norte e Sul, direito e esquerdo, dia e noite, masculino e feminino etc., e mesmo compondo-se de duas partes isoladas e sendo diferentes uma da outra, formam uma unidade. Uma não existe sem a outra.
Exemplo está em nosso cérebro, que é formado por dois lados ou hemisférios. O esquerdo comanda o lado direito do corpo e o direito comanda o lado esquerdo do corpo. E mesmo com essa troca de lados entre a cabeça e o corpo, continua formada a unidade.
No livro ‘UM NOVO OLHAR sobre Deus e nós’, há explicações detalhadas, racionais e amparadas na Ciência, sobre Deus ou Mente Cósmica, como sendo a Inteligência, o Poder e a Perfeição em seus mais elevados graus e que também se compõe de dois Princípios, o Masculino e o Feminino, ambos se completando e simbolizados nas figuras de Pai e Mãe.
Temos, pois, no Princípio Masculino, o PAI – o Pensamento, a Inteligência, o Poder etc.; e no Feminino, a MÃE – o Amor, a Sabedoria, a Sensibilidade etc.
Ora, se o Princípio masculino – a Inteligência – rege a matéria em todos os seus processos evolutivos; o Princípio feminino – a Mãe – envolve a Vida em Amor, gerando beleza e harmonia em a natureza e sentimentos nos seres vivos, que vão se aprimorando com a evolução.
Encontramos, assim, nessa dualidade, a perfeição da Mente Cósmica, o equilíbrio perfeito da ‘Inteligência com Amor’ na criação e no comando do Cosmo e da Vida. Ocorre que nós, crianças espirituais que ainda somos, em razão do nosso livre-arbítrio, deixamo-nos levar pelos sentimentos, emoções, paixões, desejos etc., infringindo as Leis Universais que estão impressas nas consciências de todos.
Mas é nos erros e acertos que vamos crescendo e aprendendo com o melhor dos professores, a Lei de Ação e Reação, ou seja, recebemos sempre o retorno do bem e do mal que fazemos, não como castigo, mas como aprendizado que permanece em nosso Espírito ao longo do tempo e das reencarnações. Somos todos alunos na escola da vida.
Quanto à dualidade na Ciência, a ‘Material-Inteligência’ sem a sua contraparte, a ‘Transcendental-Amor-Vida’, vem fornecendo meios ou caminhos para tantas e tantas pessoas se tornarem verdadeiros gigantes de maldade, em lutas por suas ambições, fazendo da Terra um Inferno particular para milhões de pessoas.
Portanto, só quando esses dois aspectos da Ciência, o Material e o Transcendental, caminharem juntos, tornando-a Plena, teremos algo que, de fato, vai ajudar o ser humano a se tornar melhor.
Então, a era do Cristianismo e demais Religiões dará lugar à era da Ciência, do Conhecimento e da Razão, quando o ser humano, consciente de que é o único responsável por seus atos e que terá de responder por eles, poderá escolher melhor seus caminhos.
Será, então, pelo conhecimento que irá guiar-se e não mais por “influencers” da fé, com ofertas de benesses materiais e ingresso no Céu depois da morte.
Com isso, os cultos, missas etc., que nutrem a Fé no mundo cristão, algo tão importante na vida das pessoas, poderão seguir outras diretrizes, conciliando a religiosidade com a Razão.
Assim, quando a Ciência na Terra tornar-se Plena, ou seja, a Inteligência e o Amor unidos, a mostrarem suas claridades nos caminhos humanos, estará cumprindo seu verdadeiro papel, que é o de orientar o ser humano em sua vida material paralelamente com a espiritual.
Até hoje, a espiritual tem estado em mãos humanas, com todos os seus interesses e jogos de poder, sem o freio da Razão iluminada pelo saber e pelo Amor, e as pessoas correndo atrás de todo tipo de prazeres, ignorando que nossas estadias na Terra são a escola do nosso Espírito a caminho de patamares mais elevados, mais belos e realmente felizes.
A evolução é lei universal.
Saara Nousiainen